Vaginose Bacteriana: A temida Gardnerella!
Outras > Outras

VAGINOSE BACTERIANA: A temida Gardnerella!


A Vaginose Bacteriana é uma Doença Sexualmente Transmissível (DST), transmitida pela Gardnerella vaginalis e pode ocorrer no sexo masculino ou feminino, inclusive, sem apresentar manifestações clínicas (sinais ou sintomas).

A Gardnerella pode acometer mesmo mulheres que não têm vida sexual ativa, embora seja mais comum entre as que são sexualmente ativas.

Os principais sintomas dessa patologia são:

  • Corrimento homogêneo amarelado ou acinzentado;

  • Odor desagradável (parecido com o de peixe podre);

  • Prurido (coceira) intenso ou mais ameno;

No homem, raramente a Vaginose bacteriana ocorre acompanhada da manifestação de sintomas. Quando ocorre, são em geral: coceira, ardor, odor fétido (mau cheiro) nas partes íntimas; dificuldade em conseguir e/ou manter a ereção e secreção, podendo, inclusive, ser causa de uretrite.

O diagnóstico da Gardnerella é obtido através do Exame Citopatológico, também chamado de Prevenção ou Papanicolau, feito em consultório médico ou de enfermagem. Consiste em uma ativeidade simples, rápida e indolor, onde por meio de uma coleta da secreção da endocérvice e da ectocérvice, permite-se fazer uma análise minuciosa em laboratório e avaliar-se seus resultados.

O tratamento é feito à base de cremes ou medicamentos administrados por via oral (ex.: Metronidazol, Clindamicina) e pode (e deve) ser direcionado também ao parceiro sexual da pessoa infectada.

Hábitos de prevenção:

  • Uso da camisinha em todas as relações, sendo esta trocada a cada novo ato sexual;

  • Bons hábitos de higiene;

  • Não emprestar nem usar roupas de cama, íntimas e de banho de outras pessoas, mesmo que as conheça;

  • Conhecer bem o próprio corpo e o corpo do parceiro para uma melhor identificação, frente a qualquer agravo que possa surgir.

Por mais que haja eficientes e rápidas formas de tratamento para determinadas Doenças Sexualmente Transmissíveis, o melhor remédio ainda é a Prevenção.


Trabalhos Relacionados