Primeiros Socorros

PRIMEIROS SOCORROS


Em qualquer caso em que você for prestar os primeiros socorros a alguém. Lembre-se do seguinte:


- INCONSCIÊNCIA OU DESMAIO

Um desmaio pode ser causado por vários fatores. Pode ocorrer após um grave acidente, no caso de insolação ou pelo fato da pessoa ter ficado muito tempo de pé. Em todos os casos, devemos manter a vítima deitada e tentar acordá-la, apertando levemente seus ombros e chamando-a pelo nome.


- PARADA RESPIRATÓRIA

Para verificarmos se uma pessoa está em parada respiratória devemos:


-SE O PACIENTE NÃO ESTIVER RESPIRANDO:


ESTOJO DE PRIMEIROS SOCORROS

Toda patrulha deve ter seu próprio estojo de socorro. Você deve aprender a conhecê-lo bem e saber se todos os materiais e instrumentos estão em ordem.

Nunca se sai para uma excursão ou acampamento sem antes verificar se o estojo está completo. Para isto basta comparar seu conteúdo com a lista que deve ser preparada, relacionando tudo que há dentro da caixa, além de observar se os medicamentos estão dentro dos prazos de validade.

Evite possuir dentro do estojo medicamentos que necessitem prescrição médica, ou seja, aqueles de tarja vermelha ou preta. Além destes, evite medicamentos denominados "remédios de via oral ou injetável" (tomados pela boca ou do tipo injeção), pois muitas pessoas são alérgicas a estes produtos, podendo em vez de ajudar, piorar o problema do paciente. Mesmo medicamentos simples como antitérmicos e analgésicos podem ocasionar sérios problemas em pessoas alérgicas. Cada escoteiro, quando sai para atividades externas, deve saber e levar os medicamentos que costuma utilizar.


ESTOJO DE PRIMEIRO SOCORROS

Materiais:


MEDICAMENTOS BÁSICOS:


PARADA CARDIACA:

Em caso de parada cardiaca proceda assim:


HEMORRAGIAS

Hemorragias: significa a mesma coisa, isto é, sangue que escapa de artérias ou veias. Todo ferimento produz hemorragia, mesmo pequeno. Se após o curativo a hemorragia persistir, use a seguinte técnica:

 

PICADAS DE INSETOS E ANIMAIS PEÇONHENTOS

Em caso de picadas de insetos devemos:

Para diminuir a dor, aplicar um algodão embebido em amônia sobre o local picado;

No caso de picada de abelha ou marimbondo, você poderá tentar remover o ferrão com a parte cega da lâmina de uma faca ou canivete, passando sobre o ferrão em sentido paralelo(raspando) com a pelo.

Para animal peçonhento, o mais correto é:


QUEIMADURAS

Há um tratamento de acordo com o grau da queimadura:

1º Grau - a pele fica avermelhada. Aplica-se soro fisiológico ou creme hidratante sobre a região afetada. Sempre que for possível, deve-se deixar as queimaduras expostas ao ar, livres de ataduras ou qualquer cobertura.

2º Grau - há formação de bolhas. Estas bolhas não devem ser perfuradas. Se a queimadura for pequena, faça o tratamento já indicado para o 1º grau. Se a queimadura atingir grande parte do corpo, deve-se procurar um médico.

3º Grau - há partes carbonizadas com desagregação dos tecidos, apresentando às vezes bolhas de sangue. Proteja o ferimento com uma compressa de soro fisiológico e leva a vítima ao médico.


FERIMENTOS

Lave com água e sabão ou soro fisiológico. Se houver algum corpo estranho (caco de vidro, espinho, farpa, etc.) remova-o com pinça, se puder fazê-lo com facilidade. Senão, deixe esta tarefa para o médico. Se o ferimento for pequeno, cubra com band-aid. Se for maior, coloque uma atadura de gaze e prenda com esparadrapo. Quando o ferimento for um pouco profundo ou não muito pequeno, pode-se aplicar um pó cicatrizante após ter passado um anti-séptico, cobrindo então com a atadura.

Fraturas, entorses e luxações:

Em caso de Fraturas, Entorses e Luxações agir assim:


CHOQUE ELÉTRICO


GAZES VENENOSOS, VAPORES QUÍMICOS OU FALTA DE OXIGÊNIO


TRATAMENTO DE CONVULÇÕES NO ADULTO

MÉTODO HOLGER NIELSEN DE RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL

O paciente deitado de bruços, com o rosto apoiado sobre as mãos. Atirar o corpo para trás, tracionando os braços do asfixiado. Colocar as mãos sobre as costas do paciente. Inclinar o corpo para diante. Apanhar os braços do asfixiado, por cima do cotovelo, para os movimentos.

MÉTODO SYLVESTER DE RESPIRAÇÃO ARTIFICIAL

Sucessivas posições dos braços que passam da posição 1 e 2 e 3 para a inspiração, passar da 3 para a 1.

Posições: 1 Momento em que, com os braços e antebraços do auxiliado, se exerce pressão moderada sobre o peito para voltar às posições. 2 e 3 Na posição 3 tracionam-se ligeiramente os braços para cima.


INTOXICAÇÕES OU ENVENENAMENTOS


TRASPORTES DE FERIDOS

 

HEMORRAGIA NASAL OU INSSOLAÇÃO


COMO PEDIR AJUDA


ATADURAS

As ataduras podem ser feitas com: tiras de pano, faixas de crepe, lenços guardanapos, etc... Elas devem ser justas, porém não apertadas demais, necessitando que as extremidades ( do pé e da mão ) fiquem expostas para poder avaliar a circulação. Para aplicar corretamente as ataduras:


COMO IDENTIFICAR UMA HEMORRAGIA INTERNA

Como tratar uma hemorragia :


METODOS PARA O SALVAMENTO DE AFOGADOS

Trabalhos Relacionados