Músculos que Atuam nos Membros Superiores
Biológicas > Fisioterapia

Músculos Membros Superiores

  • Músculos que atuam na escápula
  • Músculos que atuam no braço
  • Músculos que atuam no antebraço
  • Músculos que atuam na mão e nos dedos

Músculos que atuam na Escápula

Embora seja possível para a escápula mover-se para as costelas, a principal ação desse músculos é agir como fixadores da escápula. Quando é imobilizada por esse músculo a escápula está apta a servir como um ponto de origem estável para a maioria dos músculos que movimentam o braço.

Há quatro músculos posteriores que fixam a escápula: O trapézio, rombóides maior e menor e levantador da escápula. O trapézio e os rombóides são assim denominados por sua forma, e o levantador por sua ação.

Dois músculos anteriores fixam a escápula ao tórax: O Peitoral Menor , serrátil anterior.

O músculo subclávio ancora o cíngulo peitoral a caixa torácica através de sua inserção na clavícula, não agem diretamente na escápula.

 

Músculos que atuam no Braço

O braço possui nove músculos que atravessam a articulação do ombro e se inserem no úmero. Sendo que sete desses músculos originam-se na escápula, indicando assim a sua importância para os músculos que nela se fixam. Os restantes dos dois músculos se originam no esqueleto axial e não tem fixação na escápula. São eles: Peitoral Maior e o Grande Dorsal.

  • Peitoral Maior é um músculo achatado, em forma de leque que cobre completamente o músculo peitoral menor, que passa da caixa torácica ao úmero e passa anteriormente á articulação do ombro.
  • Grande Dorsal inicia-se na vertebra inferior do dorso e na pelve. Faz um torção para cima e passa entre o úmero e a escápula, inserindo- se na face anterior do úmero.
  • Deltóide é um músculo largo que forma o contorno arredondado do ombro. Inicia-se anteriormente na clavícula e posteriormente na escápula. Dessa forma, algumas de suas fibras passam a frente da articulação do ombro e outras passam por trás.

As origens dos músculos supra-espinhal, infra-espinhal e subescapular cobre a maior parte das faces ventral e dorsal da escápula. Seus nomes derivam-se da região das fossas escapulares.

  • Infra-espinhal passa posteriormente á articulação do ombro
  • Supra-espinhal cruza a parte superior da articulação do ombro.
  • Subescapular tem origem na face ventral da escápula, separa a escápula do músculo serrátil anterior. Ele se insere na face anterior do úmero, além de suas ações principais, todos esses músculos profundos que atravessam a articulação do ombro e contribuem para reforçar e estabilizar a articulação.

Os músculos redondo maior e menor originam-se na margem lateral da escápula.

  • Redondo maior é mais longo, os dois músculos abraçam o úmero, inserindo-se o redondo maior na face anterior e o redondo menor na face posterior.
  • Coracobraquial é o músculo restante, de origem escapular .Como seu nome indica tem origem no processo coracóide da escápula e se inserem no úmero.

Dois músculos adicionais, o Bíceps do braço e o tríceps do braço, tem origem na escápula e passam para o braço. Suas ações principais são sobre a articulação do cotovelo e são discutido como esse grupo de músculos.

 

Músculos que atuam no Antebraço

Os mais poderosos músculos que movem o cotovelo e articulação rádio ulnar proximal (produzindo supinação e pronação). São ajudados, por diversos músculos cujos ventres estão no antebraço. A maior parte desses músculos tem suas ações principais na articulação do pulso.

Os dois músculos anteriores do braço: bíceps do braço e o braquial.

O terceiro músculo anterior: Coracobraquial, tem ação principal na articulação do ombro.

  • Bíceps do braço tem duas cabeças, ambas originando-se na escápula. O tendão da cabeça longa passa acima da articulação do ombro, onde a principal inserção do bíceps do braço está na tuberosidade do rádio, e reforça a articulação do ombro e auxilia na flexão do braço.
  • Braquial que é profundo com relação ao bíceps, é também um forte flexor do antebraço, ele atua somente na articulação do cotovelo.

Há dois músculos que agem como extensor do antebraço:

  • Tríceps do braço é o único músculo do compartimento posterior do braço: possui uma cabeça longa que tem inicio na escápula e as outras duas cabeças lateral e medial tem origem no úmero.
  • Ancôneo é um pequeno músculo e sua única ação é auxiliar o tríceps na extensão do antebraço.
  • Braquiorradial está localizado no antebraço, formando assim a face lateral do antebraço

 

Músculos que atuam na Mão e nos Dedos

A maioria dos músculos que formam a saliência da extremidade proximal do antebraço tem em ultima analise uma parte de suas origens na extremidade distal do úmero.

Embora seja um grupo complexo de músculos, a maioria dos nomes indicam ação do músculo, a origem ou a inserção. Pode ser divida em dois grupos:

  • Grupo anterior serve como flexor e pronadores
  • Grupo posterior serve como extensores e supinadores.

Os tendões desses músculos do antebraço são mantidos bem aplicados ao pulso por grossos espassamentos da fáscia chamados retínaculo dos flexores e retínaculo dos extensores. Se essas faixas transversas ou fásciais não estivessem presentes, os tendões tenderiam a sair da mão quando estivesse flexionada ou estendida.

Além disso suas ações se tornam possível identificar-sem facilmente os agonistas e antagonista, os três músculos que estendem o pulso são antagônicos ao flexores do braço, o extensor radial longo do carpo age sinergicamente com o flexor radial do carpo para abduzir a mão. De forma similar, o extensor ulnar do carpo age sinergicamente com o flexor ulnar do carpo para aduzir a mão.

Músculos Intrínsecos da Mão

Diversos músculos do antebraço têm tendões longos que alcançam as falanges e servem para movimentar os dedos. E Músculos que se originam e se inserem na mão são cahmados de intrínsecos, que tornam possíveis os movimentos delicados e precisos que são típicos dos dedos.

Os músculos Intrínsecos da mão são divididos em três grupos:

  • Eminência tenar (agem sobre o polegar)
  • Eminência Hipotenar (agem sobre o dedo mínimo)
  • Os intermediários ou mediopalmares( agem sobre todas as falanges exceto a do polegar)

Observem que não há músculos intrínsecos no dorso da mão, pois os interósseos dorsais estão localizados entre os ossos metacarpais.

 

Bibliografia:

SPENCE, Alexander P. ; Anatomia Humana Básica; Ed. Manole Ltda.; 2ª edição; 1991.