Externalidades Positivas e Negativas
Humanas > Direito

EXTERNALIDADES


Quando e como ocorre?

Ocorre quando os bem-estares de uns consumidores ou os produtos de uma empresa são afetados por decisões de consumo ou de produção de outros.

A existência de externalidades implica mudanças em algumas avaliações sobre o funcionamento dos mercados.

Exemplos: uma fábrica pode poluir um rio e ao mesmo tempo gerar empregos. Assim, a poluição é uma externalidade negativa porque causa danos ao meio ambiente e a criação de empregos é uma externalidade positiva por aumentar o bem estar e diminuir a criminalidade. O governo deverá agir no sentido de inibir atividades que causem externalidades negativas e incentivar atividades causadoras de externalidades positivas;

Externalidades Negativas

Ocorre se o bem-estar do consumidor ou o produto da empresa são afetados negativamente.

Exemplos:

  • a poluição emitida por uma fábrica que afeta a saúde dos moradores da região;
  • o ruído provocado pelos aviões que operam em aeroporto próximo a zona residencial;
  • a erosão decorrente da derrubada de uma mata.

Externalidades Positivas

Ocorre se o bem-estar do consumidor ou o produto são afetados positivamente.
Exemplos: o aumento de fregueses de uma loja decorrente da propaganda realizada pela loja vizinha;

o aumento de segurança de uma casa em virtude da contratação de guarda-noturno pela casa vizinha;

a melhoria nas condições de tráfego de automóveis decorrente da instalação de uma linha de metrô e do conseqüente menor número de pessoas viajando de automóvel.

Externalidades de consumo

As decisões de consumo de um indivíduo afetam a função de utilidade de outro indivíduo.

Fatores que determinam uma alocação eficiente através de negociações entre dois agentes:

  • Definição dos direitos de cada agente;
  • Os custos de transação.

Há três situações de custo de transação:

  • Se eles forem superiores aos ganhos de eficiência que efetivamente podem ser gerados, não há nem por que começar as negociações;
  • Se eles forem inferiores, mas significativos, algum ganho de eficiência será gerado, mas provavelmente não todo o ganho possível;
  • Se eles forem nulos, o máximo de eficiência será obtido através da negociação.

Teorema de Coase

Na ausência de custos de transação, a definição dos direitos de propriedade garante que a livre negociação entre os agentes gere um resultado eficiente.

Características das externalidades:

A Impossibilidade de estabelecer direitos legais de terceiros (indivíduos e empresas) que são afetados, sobre o uso dos recursos existentes, em função da dificuldade de se "policiar o uso dos recursos, embora o contador aparentemente não considere a questão ética, como componente importante, ao afirmar que as externalidades " não resultam do comportamento perverso ou bondoso dos indivíduos", o fato é que a impossibilidade de total controle, sequer dos recursos econômicos quantificados, mostra que o comportamento adequado a valores culturais e princípios éticos é um complemento indispensável à efetividade da economia.

Economia e bem estar

Os projetos públicos têm, como objetivo fornecer bens e serviços que possam aumentar o bem-estar da sociedade. Para dar suporte a tomada de decisões governamentais, o método de análise custo-benefício é o que cumpre melhor a exigência, embora se utilize técnica de avaliação de projetos privada para atribuir valor social a todos os efeitos de um determinado projeto. Também, devem ser considerados métodos que levem em conta os efeitos externos do projeto. Os efeitos externos, ou melhor, não-intencionais produzidos por um projeto são chamados de externalidades. Esse tipo de efeito, também, entra na avaliação dos projetos públicos.

É importante salientar, que métodos utilizados na análise de projetos públicos não é o suficiente para se avaliar com precisão todos os efeitos econômicos, sociais e ambientais, e a garantia de alcance do seu principal objetivo, que é a melhoria do bem-estar social.

Espera-se, contudo, que, com o avanço da ciência econômica e das ciências ambientais, essas dúvidas sejam gradativamente dissipadas.