Ethos Mundial - Leonardo Boff

ETHOS MUNDIAL


Segundo Boff, há na atualidade três grandes problemas mundiais que necessitam com urgência de uma ética mundial para que o ser humano sobreviva neste planeta, são eles:

A crise social, a crise do sistema de trabalho e a crise ecológica.


Crise Social:

O primeiro grande problema é a crise social mundial onde a pobreza e a miséria são um desafio.

A riqueza gerada pelos avanços tecnológicos vem de forma altamente desiguais, 80% da riqueza mundial está nas mãos de 15% dos mais ricos, formando uma humanidade dividida entre incluídos e excluídos, por um lado aquele que se beneficia de todos esses avanços e o outro que vive sob pressão para manter-se ou viver simplesmente na pobreza e marginalização.

As pessoas vivem para assegurar o seu bem estar material individual em função disso não dá prioridade à solidariedade.


Crise do trabalho:

O segundo grande problema é o regime atual de trabalho, dominado pela automação, provocando Milhões de desempregados no mundo todo gerando um exercito de excluídos.


A terceira crise ecológica:

Escassez de água potável, limitação da energia fóssil, criação de armas com poder de destruição de massa.

A solução para estes problemas consiste em encontrar uma nova base de mudança, ou seja, fazer uma revolução global. Se a humanidade quiser garantir a presença no processo evolucionário.

Para Boff o mundo tem enfrentado muitas crises, mas a mais grave de todas é a da ética onde os valores são defendidos pela acumulação de lucro e disputa de poder.

Precisará criar uma ética que crie condições de futuro e sustentabilidade.

Um pacto ético mundial onde a sensibilidade, a inteligência, a responsabilidade social e ecológica, a solidariedade e compaixão estejam presentes para formar uma nova ética mundial.

Precisamos de um novo rumo, até agora todas as revoluções foram regionais, agora importa ser globalizada, e ver a terra na sua totalidade.

Essa revolução terá como base manter a humanidade unida evitando a bifurcação de iguais e desiguais para assim poder construir uma civilização planetária onde não poderá haver modelos a ser seguido, mas sim inserir a todos e manter diálogos.

Obrigatórios com todas a culturas até chegar a um paradigma holístico.

Aceitar o outro na sua diferença, sem preconceitos, sem julgamentos, este é o alicerce principal

Para uma relação de sobrevivência.

Precisamos resgatar hoje, uma nova ética universal se quisermos preservar a herança que recebemos do Universo e da cultura e garantir o nosso futuro.

Colocamos em risco as bases-fisíco-quimicas, que sustentam a biosfera.

O Ethos capitalista representa a grande ameaça a natureza, às relações amistosas entre os povos nos dias de hoje e o futuro comum da humanidade. O interesse de cada projeto individual ofusca a visão da globalização.

A ética é da prática e não da teoria e para ser plenamente humano precisa incorporar a compaixão.

Os países ricos não têm solidariedade com os paises pobres, em vista disso há necessidade de haver uma revolução ética muito mais que uma revolução política. Despertar um sentimento profundo de solidariedade, criar um ethos que se solidariza com todos os excluídos.

A lei do Universo é a solidariedade e a cooperação de todos com todos, e foi isso que permitiu a nossa permanência até aqui na terra.

Essa visão é fundamental para que se tenha no futuro uma sociedade justa, na qual o principio da solidariedade venha substituir o utilitarismo individual predominante atualmente.

Criar um ethos que se responsabiliza, e a responsabilidade surgem quando nos damos conta das conseqüências dos nossos atos sobre os outros e da natureza. Cumpre a sociedade deixar de competir e se individualizar e passar a ser cooperativa e se perceber co-responsável para a salvação do planeta.

O ethos que ama e cuida é libertador e cria esperanças.

A sociedade contemporânea está marcada pelo consumismo, pelo falso hedonismo, pelo utilitarismo, a humanidade está perdendo a sua dimensão de suas vivencias e convivências.

Para Boff, para se criar um consenso mínimo e eliminar os três problemas globais existem formas de argumentação que oferecem uma base para a ética planetária.

Utilitarismo social - achar uma forma de sociedade que defenda e proteja com toda a força as pessoas e os bens de cada um, não só o bem da sociedade, mas também o bem da terra.

- Ética da ação Comunicativa e da justiça

Lançar regras, normas leis ou diretrizes a serem seguidos por todo grupo social. Criar um valor ético, construir uma sociedade bem ordenada e justa, garantido o equilíbrio entre a natureza e o homem. A competição quando não regularizada através das leis é concentradora e cria tensões sociais como a marginalização e exclusão. Deve, portanto ter a cooperação e criar condições mínimas para os seres humanos possa subsistir e dar sentido à vida.

- Ética fundamentada na Natureza

Compreende uma ética fundamentada no respeito à natureza ao homem e á sua dignidade, ao futuro e a exigência de uma qualidade de vida acessível a todos, com espírito geral de participação. A humanidade só alcançara a sustentabilidade quando entender a terra como um prolongamento do próprio corpo.

- Ética mundial fundamentada nas tradições religiosas

Cada religião possui sua identidade, por isso as religiões não podem ser dogmáticas e fechadas, quando isso ocorre surge o fundamentalismo, doença freqüente das religiões, e conseqüentemente não havendo paz entre as religiões não haverá paz entre os povos. Isto requer uma ética mundial que supere as linhas do conflito entre nações, povos e religiões. Para que haja um consenso mínimo é necessário o dialogo entre todas as religiões para criar a base de uma paz política e econômica.

Só assim poderemos estabelecer ordem no único planeta que temos para morar.

Ética fundamentada no pobre e nos excluídos

Nossa sociedade está estruturada no modo de produção capitalista, que é por essência não cooperativo, não solidário, individualista e competitivo, onde se privilegia o capital sobre o trabalho, privatiza os meios de produção e define de forma desigual o acesso aos bens necessários á vida, primeiro quem detém os meios de produção, depois os demais, são os excluídos, hoje a grande maioria da humanidade.

O tipo de economia vigente se monta sob a troca competitiva. Só mais forte triunfa, o resultado É acumulação de fortunas para alguns e exclusão social para os demais, aumentando a fome crônica, aumento das doenças antes erradicadas, depredação da natureza, violência, guerra, etc..

Não há solidariedade social.

Para uma realidade de uma economia mundializada regida por uma única visão exige-se também uma Ética mundial que acabe com as injustiças sociais, trazer á tona a natureza para encontrar uma saída.

Que é a através da cooperação e não mais da competição. Se não fizermos esta conversão iremos para o pior..

Universalizar uma ética que englobe todos sem distinção, convida a todos a serem aliados dos pobres contra a pobreza e a favor da vida essa a nova ética visaria produzir o suficiente para todos preservando a terra para nós e para as gerações futuras.

Ela hierarquiza prioridades, primeiro salvar a vida dos pobres, depois garantir a sua subsistência, com trabalho, moradia, saúde, educação, segurança, em seguida assegurar a sustentabilidade da terra, a partir disso garantir as condições para realizar os demais direitos humanos.

Ética fundada na dignidade da Terra

Carta da Terra, criada em 1945 , tinha como objetivo servir de base ética e moral , mas não houve consenso entre os paises sobre o seu conteúdo pelos interesses em jogo e o documento não foi escrito. Ela propunha a segurança mundial sustentada por três pólos principais.

Os direitos humanos, a paz eo desenvolvimento socioeconômico. A questão ecológica ainda não era citada.

Somente em 1992 no rio de Janeiro , foi realizada a Conferencia das Nações Unidas sobre o Meio ambiente e desenvolvimento, também chamado Cúpula da Terra.

Em março de 2000,A Unesco ratificou a Carta da Terra.

A carta da Terra diz o que devemos fazer para conservar o planeta e que a melhor medida é a prevenção, então a revolução hoje é conservar é a expressão de uma nova tomada da consciência, uma alerta para entender que o planeta terra é a humanidade.

É um código de ética global por um desenvolvimento sustentável que propõe mudanças em nossas atitudes, valores e estilos de vida a partir dos princípios interdependentes.

I. PRINCÍPIOS GERAIS

II. INTEGRIDADE ECOLÓGICA

III. UMA ORDEM ECONÔMICA JUSTA E SUSTENTÁVEL

IV. DEMOCRACIA E PAZ

A carta expressa como efeito final , a confiança na capacidade regenerativa da terra. O conjunto das expressões éticas deve salvaguardar o sistema-terra e a biosfera a partir de quem mais sofre e é Excluído. Tudo se resume na busca da paz e nas relações justas consigo mesmo, com outras pessoas, com as diferentes culturas,com a vida e com o grande todo do qual todos fazem parte.

Tudo que queríamos encontramos nesta proposta de Ética Mundial. Se ela for cumprida mudará a forma de pensar do planeta e a paz reinarão na Terra. O homem moderno está à procura disso, atrás desse resgate que foi se perdendo com o tempo, que o homem arcaico sabia e conhecia tão bem.

Para Boff a carta da Terra é o documento que expressa o novo estado de consciência da Humanidade.

Duas fontes da moral orientaram a sociedade as religiões e a razão.

Na raiz de tudo não está a razão (Logos), mas sim o afeto, a paixão (Pathos). Portanto a experiência de base não é o penso logo existo, mas sinto logo existo. Pela paixão captamos o valor das coisas.

Os dois caminhos levam a conduta humana.

Ética do Cuidado

Mas um não vive sem o outro, transformar o pathos num projeto que inclua o logos nascerá o cuidado que é própria da essência do ser humano, seu modo de ser, é através do entrosamento dos dois que se funda uma ética fundamental, capaz de salvaguardar a terra como um sitema vivo e complexo, proteger a vida, garantir os direitos dos seres humanos e de todas as criaturas, a convivência em solidariedade, compreensão , com-paixao e amor.

O futuro do planeta depende do nível de cuidado que a cultura e todas as pessoas tiverem desenvolvido.

Ética da solidariedade

O homem só é feliz dentro da comunidade, a solidariedade está inscrita dentro do código do ser humano. A solidariedade também é política na medida que é assumida conscientemente num projeto político e constituir o eixo das relações sociais.

Ética da responsabilidade

Ética do Dialogo

Ética da com-paixâo e da Libertação.

Respeitar as diferenças étnicas, tradições e visões do mundo.

Tudo que vive deve poder existir, desde o mais fraco, desde a menor criatura.

Ética holística

Segundo esta visão, as diferenças revelam a cumplicidade e a riqueza única da humanidade.

Esses imperativos são fundamentais, porém insuficientes. A razão não tem força sozinha para torná-los válido. Mas é no âmbito do pathos (sentimentos) que pode emergir, por meio da Espiritualidade e da Mística.

É na espiritualidade e na mística que o ser humano se sente ligado ao todo, sem elas a ética transforma-se num código frio .

A ética mundial que o ser humano tanto necessita para permanecer sobrevivente neste planeta, se faça valer para manter a humanidade re-unida na mesma casa comum. Quando todo ser humano entender

Que ele é uma totalidade inserida ecologicamente dentro de outra totalidade maior, que é o Universo á nossa volta é que reinará a tão sonhada paz.

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