Como Enlouquecer seu Chefe
Humanas > Administração

RELATÓRIO DO FILME - COMO ENLOUQUECER SEU CHEFE

CURITIBA

2002

 

AGRADECIMENTOS

A Deus, às nossas famílias, ao Instituto Martinus de Educação e Cultura – IMEC, ao nosso mestre professor Alexandre Vockovic pelos ensinamentos em sala e pelos desafios fora dela.


RESUMO do filme

Falta de motivação, ausência de um plano de carreira e baixo sentimento de auto-estima são as principais observações feitas em relação ao filme "Como Enlouquecer seu Chefe". Ele nos apresenta o dia-a-dia de uma empresa de tecnologia, a Initech, que aplica uma gestão ineficaz, que acaba atrapalhando mais do que ajudando, no desempenho das pessoas que trabalham ali.

O programador de computadores Peter Gibbons é perseguido pelo seu chefe imediato. À beira de um colapso nervoso, sua namorada leva-o a fazer uma terapia baseada numa técnica de relaxamento através de hipnose. Durante a sessão de hipnose o médico tem um ataque cardíaco e morre, antes de reverter o processo hipnótico. Dessa forma, Peter fica sob o estado de relaxamento total. Como num passe de mágica percebe que estava desperdiçando sua vida e que isso não pode continuar assim. Para começar, ele deixa a namorada e se declara para uma garçonete que trabalha num fast food nas vizinhanças da Inetech. Mas a mudança mais radical em seu comportamento ocorre em seu ambiente de trabalho. Peter decide não se preocupar mais com as pressões do seu emprego e passa fazer tudo ao contrário do que fazia antes: chegar atrasado, não respeitar os prazos para entrega de trabalhos, confrontar e questionar seu chefe, Bill Lumbergh.

O problema é que a firma de Peter está sob a inspeção de uma junta avaliadora, que tem como objetivo fazer cortes no pessoal. O comportamento inusitado de Peter é interpretado como um modelo para os outros funcionários. E ao invés dele ser despedido, Peter é promovido. Mas ao servir de modelo para os empregados da empresa onde trabalha, acaba causando a demissão de alguns de seus colegas mais próximos, que sempre se comportaram como o antigo Peter. Promovido, Peter influencia os colegas Michael Bolton e Samir, traçam um plano de vingança contra seus opressores. Eles inserem um vírus nos programas contábeis da companhia fazendo com que frações de dólares, relativas a arredondamentos, sejam desviadas para suas contas correntes particulares. O plano não dá certo por falhas dos fraudadores e principalmente pelo medo de serem descobertos.

O longo do filme, sua namorada passa por apuros na empresa em que trabalha pois seu gerente constantemente cobra a colocação de bottons em sua roupa, dando a entender que, para ele, a presença de bottons em seu uniforme é mais importante do que a qualidade do seu trabalho.

No final do filme, mesmo depois de Peter escrever sua confissão e devolver sua parte no golpe, nenhum deles é descoberto ou punido. São salvos por Milton, um empregado que trabalha na Inetech há mais de vinte anos, tempo em que foi esquecido e constantemente humilhado. Ao sentir-se no limite, Milton provoca um incêndio na companhia destruindo todas as provas contra os três amigos. Surpreendentemente, antes de concretizar essa ação, Milton descobre a carta de Peter e fica com o dinheiro. As cenas derradeiras revelam Peter trabalhando na reconstrução física da companhia e Milton confortavelmente instalado num hotel de luxo, num ponto qualquer do Caribe.

 

questÃO um - Diagnóstico

Quais foram os erros empresariais/organizacionais cometidos na empresa um e dois e o que você sugeriria como um plano de ação ou plano de contingência para resolver os problemas levantados?

Os principais erros cometidos na empresa um, a Initech, foram os seguintes:

  • Clima organizacional afetado pela ausência de um programa de incentivo para os funcionários;
  • Não existe um programa de avaliação sistematizada dos funcionários;
  • Os gerentes não acompanham o desempenho dos funcionários e não existe nenhum feedback;
  • A empresa demonstra uma grande tendencia a valorizar a burocracia (Ex. Forma de apresentação dos relatórios);
  • Não há estabelecimento de metas e os funcionários não eram cobrados e/ou recompensados pelo seu desempenho;
  • Muitos cargos de chefia. Peter relatou para os avaliadores que ele reportava-se para oito gerentes diferentes;

Quanto à empresa dois, de fast food, os principais erros foram:

  • Os detalhes são mais importantes que o todo. Isto parece claro pela preocupação do gerente da namorada de Peter sentir tanta necessidade em cobrar-lhe pelo numero de bottons pregados ao seu uniforme;
  • Não existe um plano de motivação do pessoal;
  • confusão entre bom atendimento e atendimento "artificial", "forçado"


O plano de ação que eu apresentaria para a Initech incluiria as seguintes atividades:

  • Adoção de uma pesquisa de clima organizacional;
  • Implantação de um programa motivacional, identificando pessoas certas para as funções certas e remunerando-as por isso;
  • Implantar um programa de avaliação 360 graus para identificar oportunidades de melhoria no desempenho de todos os funcionários, do mais simples ao mais alto nível;
  • Racionalização dos níveis gerencias;
  • Promover o espirito de corpo aonde as pessoas sintam-se pertencentes ao sucesso da organização;

Em relação à empresa de fast food, apresento as seguintes sugestões:

  • Definir o core business da empresa e persegui-lo;
  • Implementar um plano de incentivo para seus funcionários;
  • Capacitar os ocupantes dos cargos de gerência;

 

questÃO dois - semelhanças

Como os problemas e soluções levantadas no filme se assemelham com a organização na qual você trabalha?

Desempenho minha atividade numa empresa multinacional do segmento de telecomunicações, na função de Gerente Executivo de Vendas. Gerencio uma equipe de 14 pessoas divididas em dois grupos, 10 gerentes de contas e 4 suportes jurídicos. As práticas de RH da minha empresa são reconhecidamente benchmark no Brasil. Apesar dessa constatação, a definição de papéis (quem faz o que e quando) é um exercício diário para o qual precisamos colocar energia. Muitas vezes sou intermediário de situações de conflito envolvendo os gerentes de contas (que atua sob a minha responsabilidade) e as pessoas que desempenham a função de Consultor Técnico e de Customer Service (Delivery). O gerente de contas, por natureza expansivo e com o objetivo de ultrapassar resultados e objeções, tende a assumir a função gerencial o que acaba gerando alguma semelhança com o que Peter relatou aos avaliadores: "Tenho oito gerentes...". Independente dessa ocorrência, os indicadores comprovam que o clima organizacional é excelente, os desafios são diários, os colaboradores que se destacam no mês são reconhecidos pelos próprios colegas de trabalho e são premiados por isso. Com exceção dessa observação que acredito ser positiva na minha organização, não posso comparar as situações relatadas no filme com a minha realidade diária na Embratel.

 

questÃO tres - aplicabilidade

Como você pode utilizar os conceitos ou aprendizados adquiridos no filme para melhorar o desempenho de sua empresa?

O filme serviu como reflexão para a continuidade em manter o cliente e sua satisfação. Entendo que sempre existirá oportunidade de melhoria. O meu grupo de trabalho, por ter uma natureza obstinada em busca de resultado e reconhecimento pelo seu atingimento, é uma equipe inquieta e questionadora. Nosso programa de Remuneração Variável Incentivada, que destina parte dos resultados de vendas e receitas aos vendedores em função das metas e resultados alcançados, é um processo complexo e de cálculo indireto. Isso já foi alvo de vários estudos internos e o campo que trata de incentivo talvez seja o principal a ser tratado. O filme mostra claramente que as pessoas precisam ser valorizadas e reconhecidas. Precisam sentir-se pertencentes a um plano de carreira e devem saber claramente as regras para que se possa alcançar cargos mais elevados. Este é um outro ponto que eu posso ajudar meu time a alcançar e com isso maximizar o resultado da empresa como um todo.